domingo, 10 de novembro de 2013

Contrução da Korá - Parte 7: Os Bastões de Mão


     "Bastões de mão" é o nome que demos para as duas "pegas" por onde o koralista segura o instrumento com os dedos para tocá-lo.

     Como queríamos uma korá mais reforçada que a que tínhamos (que veio do Mali - África), optamos por usar madeiras de cabos de vassoura para tais bastões, mas que acarretaram a necessidade de afinamento na região em que os dedos o tocam, conforme fizemos:

 
 Cada "bastão de mão" tem, neste nosso caso, 54 cm. Importante observar que a medida do bastão, como muitas outras, serão condicionadas ao tamanho final da boca da cabaça. No nosso caso, esta medida se deu aos propósitos.

Por outro lado, uma medida poderá ser considerada fixa, que é a de região de entalhe:
 



Os outros 20 cm que faltam são, evidentemente, a parte inferior que ficará dentro da cabaça.
 Como entalhe não é um trabalho preciso, cada um ficará livre para fazê-lo da melhor forma. Usamos uma pequena faca, bem afiada, com a qual fomos retirando lascas da madeira. Após o entalhe, submetemos os bastões a lixagem e o resultado poderá ser observado na próxima postagem.

Não será difícil achar madeiras roliças mais finas e, portanto, que darão menos trabalho ou mesmo nenhum. 

Agora, na próxima postagem, iremos à montagem da estrutura interna da korá, que incluirá a colocação destes bastões e ostras estruturas.

Vamos lá?
Saudações