sábado, 28 de dezembro de 2013

Contrução da Korá - Parte 9: Comprando e Preparando o Pergaminho (Couro)


   Propiciou-nos um grande aprendizado a saída para a compra do "couro", pois de cara descobrirmos que ele não atendia por este nome...

   O que procurávamos era "pergaminho de couro", corrigiu-nos o atencioso atendente de uma loja no Brás. Então ele disse: Vá na São João Couros!

São João Couros - Esta loja Amarela: R do Gasômetro 440 - Bras- São Paulo

Lá encontramos o que procurávamos. Os "pergaminhos" já vem no formado redondo (tem também no formato bruto) e então compramos um de acordo com nossas necessidades (na verdade, verificamos depois ser pequeno, mas acabou servindo).


Pergaminho enrolado. Escolhemos um que fosse pouco maior que a boca da cabaça. Deveria ser maior, mas serviu.

-------

      O processo para o pergaminho estar pronto à esticagem passou pelo reforço das beiradas, com uma costura:

Costuramos uma borda dobrando o pergaminho. Fizemos com ele seco, mas depois vimos que com ele molhado seria muito mais fácil.



Então, deixamos o pergaminho de molho em água, numa pia, por 20 minutos.



Após isto, torcemos o pergaminho para tirar o excesso de água e nos preparamos para o processo de esticar o couro.  (PROX.)

Contrução da Korá - Parte 8: Estrutura Interna da Cabaça

Abaixo, segue uma imagem da estrutura final no interior da cabaça, antes de colocarmos o couro.

Ao invés de colocar medidas e explicar passo a passo, cremos que a imagem em si já ajudará para a feitura da mesma estrutura. Todavia, falaremos de alguns pontos.




1- As únicas madeiras que de fato atravessam as paredes da Cabaça são o Mastro (onde ficam cordas e tarraxas) e os Bastões de Mão. O resto das estruturas são fixadas sem atravessá-la.

2) Entre os Bastões de Mão e o Mastro, há um outro bastão (em cruz com o Mastro, chamaremos de B2 ) que está apoiado sobre o Mastro e no qual os Bastões de Mão são colados e parafusados.

3) Abaixo de B2, paralelo, temos uma madeira mais fina (B3), parafusada e colada por cima dos Bastões de Mão. Esta será fundamental para o apoio do couro esticado.

4) Todo o entorno da cabaça foi reforçado por madeiras moldadas (com serra e grosa), coladas e parafusadas nos bastões. Estas madeiras são fundamentais para que a cabaça não ceda ou mesmo quebre com a tensão do couro esticado.

Obs: B2 e B3 são cortados do tamanho necessário para exercerem leve pressão nas bordas internas da Cabaça, nas quais também são colados. Para a colocação dos parafusos, fizemos furos prévios, de calibre ligeiramente menor que os dos parafusos, para não forçar as madeiras.