sábado, 28 de dezembro de 2013

Contrução da Korá - Parte 8: Estrutura Interna da Cabaça

Abaixo, segue uma imagem da estrutura final no interior da cabaça, antes de colocarmos o couro.

Ao invés de colocar medidas e explicar passo a passo, cremos que a imagem em si já ajudará para a feitura da mesma estrutura. Todavia, falaremos de alguns pontos.




1- As únicas madeiras que de fato atravessam as paredes da Cabaça são o Mastro (onde ficam cordas e tarraxas) e os Bastões de Mão. O resto das estruturas são fixadas sem atravessá-la.

2) Entre os Bastões de Mão e o Mastro, há um outro bastão (em cruz com o Mastro, chamaremos de B2 ) que está apoiado sobre o Mastro e no qual os Bastões de Mão são colados e parafusados.

3) Abaixo de B2, paralelo, temos uma madeira mais fina (B3), parafusada e colada por cima dos Bastões de Mão. Esta será fundamental para o apoio do couro esticado.

4) Todo o entorno da cabaça foi reforçado por madeiras moldadas (com serra e grosa), coladas e parafusadas nos bastões. Estas madeiras são fundamentais para que a cabaça não ceda ou mesmo quebre com a tensão do couro esticado.

Obs: B2 e B3 são cortados do tamanho necessário para exercerem leve pressão nas bordas internas da Cabaça, nas quais também são colados. Para a colocação dos parafusos, fizemos furos prévios, de calibre ligeiramente menor que os dos parafusos, para não forçar as madeiras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário