quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Contrução da Korá - Parte 6: Colocação do Mastro

A colocação do mastro na cabaça é o momento em que a KORÁ começa a ganhar sua forma e pode-se ver o seu esqueleto.

Para colocá-lo, optamos pelas medidasna figura a frente. Marcamos com um lápis.

 Notar que o furo superior está 2 cm mais próximo à borda. Assim, na nossa KORÁ, o mastro ficará inclinado para a frente com a intenção de diminuir um pouco a tração final das cordas sobre o mastro, haja que optamos pela madeira "pinus taeda" para o mesmo (Madeira mole).



Para efetivar o furo por onde passará o mastro usamos um "furador", ferramenta pontiaguda geralmente feita pelos próprios marceneiros com um prego e um cabo, mas que poderá ser substituída por uma chave "Philips" de pequeno calibre ou por qualquer outro utensílio que sirva para fazer furos ou marcações.



Fizemos pequenos furos seguindo os riscos pré marcados. Apesar de muito resistente a pressão, a cabaça é facilmente vazada.


Por fim, com algum jeito, foi fácil retirar a parte interior.




Assim, após retirar a parte interna, mais alguns ajustes, colocamos por fim o mastro. Calços e cola foram usados para que ele ficasse de fato preso à cabaça. Perceba a medida do furo da corda 1 à cabaça (17cm), uma referência importante para as relações geométricas. No entanto, daí para baixo as medidas não podem ser padronizadas medidas por um motivo simples: as cabaças são todas diferentes e, daí para baixo, cabaça e mastro terão que se "contentar" com as condições disponíveis.


É isso aí! Vamos em frente!

Saudações
RT




 

Nenhum comentário:

Postar um comentário